(っ◔◡◔)っ Olá, ouvinte!
Desde que assisti Perfect Days, do Wim Wenders, fiquei pensando sobre como tudo ao nosso redor perdeu a textura: vídeos, fotos, músicas… tudo na melhor High Definition possível. Filtros para as imperfeições. Cancelamento de ruído no ouvido. Cada um no seu mundinho superficial.
Quando ví uma das cenas onde dois personagens falam sobre música e escutam Patti Smith em uma fita K7, refleti sobre toda esse avanço tecnológico desenfreado e super rápido. Depois de tanto ver arte digital, criptomoedas e Inteligência Artificial, o ser humano precisa de um descanso do digital e buscar refugio no analógico (que nos remetes a lembranças nostálgicas, nos fazem lembrar da nossa humanidade). Não é a toa que a Gen Z busca uma estética “nova” no TikTok com dispositivos mais antigos - desde iPhone 4 e câmeras digitais até câmeras analógicas e polaroids.
Recentemente, a imortal Fernanda Montenegro falou sobre a importância de ir ao teatro. Sair de casa, pegar uma condução e viver uma experiência com humanos. No offline. Nada é mais luxuoso do que viver a vida de verdade, com trocas humanas reais.
E, mês passado, comprei um fone de ouvido com fio (!) depois de uns 3 ou 4 anos usando o AirPod e seu tão celebrado cancelamento de ruído. É uma mudança drástica. Sinto que voltei a viver no Planeta Terra quando caminho pela rua escutando música e podcasts. Escuto pessoas, carros, passarinhos. Escuto a vida. É um respiro. O fone com fio me devolveu uma parte importante do meu dia a dia. E eu não sou uma pessoa nostálgica, viu? Mas sou do time do ser humano continuar sendo humano.
Com amor, Dimas Henkes ❤️
♪ álbum da semana ♪
Antología 1: Obras para la Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos é o resultado da incorporação das tradições musicais aimarás ao âmbito da música contemporânea para produzir um novo mundo sonoro. Nas palavras do compositor, trata-se de “...encontrar na concepção indígena da música elementos de mudança e transformação, para estabelecer uma continuidade histórica”. Essa incorporação não se baseia apenas na utilização de instrumentos nativos, mas também envolve a integração do seu contexto sócio-histórico e das filosofias do mundo indígena andino.
Uma playlist p/ vc
Quem já pegou um táxi na madrugada pós balada e escutou uma música na rádio Antena 1 que marcou sua vida? Eu já, várias vezes na verdade. Lembro de uma vez insistir em um antigo boy lixo por muitas vezes. Estávamos em uma festa e percebi que ali era o fim. Chamei um motorista de aplicativo e, quando entrei, tava tocando O Chamado, da Marina Lima, na Antena 1. Tudo foi respondido com essa música. Encontrei conforto e fui pra casa acompanhado de respostas para inquietudes internas. E foi inspirado nessa rádio icônica que o ilustrador Jun Ioneda criou a graciosa playlist Antena Jun com hits do nosso xodó radiofônico.
~(˘▾˘~) ~(˘▾˘)~ (~˘▾˘)~
Fumar É Cafona (1986), de Ziraldo, que nos deixou na última semana. Amo essa campanha, mas acredito que ela mais dá vontade de fumar do que parar… Risos. Viva Ziraldo!
lançamentos quentes! ☻
Kamasi Washington e André 3000 juntos!!!!!!!!! Escute e deleite-se em Dream State.
Charli XCX inova em seu novo single B2b. Atenção: refrão contagiante.
Eu tô obcecado pelo álbum Bright Future, de Adrianne Lenker. Se você gostou de COWBOY CARTER, vai derreter escutando essa obra prima.
Querem saber de mais lançamentos? Todos esses (e muitas outras novidades) estão na minha playlist de 2024:
( ͡ᵔ ͜ʖ ͡ᵔ ) hora da fofoca!
40 mil anos da história da música explicada em 8 minutos.
Hunter Schafer e Rosalía namoraram por alguns meses em 2019. Casal mais foda da história contemporânea. Ponto final.
Para mentes criativas inquietas: um pouco da história do coletivo Acerca.
ಥ_ಥ e um a até logo…
Muito obrigado por acreditar na minha pesquisa e na minha escrita.
Compartilhem músicas. Se você lembrar de alguém quando ouvir alguma indicação que fiz, envie como forma de afeto. Compartilhe também o link de inscrição da newsletter para chegarmos em mais pessoas:
verdade isso de ouvir música em fones que escapam ruídos externos. é uma experiência boa, de estar ali curtindo a música, mas ainda pertencente e percebendo o mundo em volta.
beijos.
tdo de bom sintonizar na antena 1 kkkk, tbm sou do time humanos - e fiquei com vontade de fumar, Ziraldo!